25

Quem você levaria?


- Quem você levaria pra uma ilha deserta?

Aquela pergunta ecoou em meus ouvidos num incômodo passeio interior. Antes de falar qualquer coisa, relembrei de todas as respostas românticas dadas por distintos olhos quaisquer, mas os olhos que antes respondiam rapidamente antecipando até mesmo o que a boca viria a proferir, não eram os meus.

No eterno momento em que antecedia a reação do resto do corpo meus olhos eram vagantes criaturas perdidas no espaço e tempo. Bem que a boca tentou dizer algo rápido, pouco ensaiado, maquinado e bonitinho, mas meus olhos encararam o nada e a voz calou num silêncio íntimo. Meu interrogador insistiu:

- Quem você levaria pra uma ilha deserta? Tem que ter alguém!

Aquela exclamação ainda me soou pior que a pergunta. Por que tem que ter alguém? Mas o entrevistador era o homem alto e friamente firme a minha frente, e não eu! Responder uma pergunta com outra não é muito inteligente.

Mirei os olhos curiosos e bem treinados do meu interrogador enquanto alongava meu silêncio. Escorria testa abaixo um suor que acusava a impaciência nitidamente chovida por todo seu rosto. Senti que ele entendera meu recado ocular antes mesmo que qualquer outra coisa, mas mesmo assim resolvi dar a tão espera resposta:

-Pra uma ilha deserta eu levaria a solidão! - Respondi com uma voz gélida sustentando olhos ainda mais perdidos no tempo.

O entrevistador emudeceu e a melancólica resposta o deixou temporariamente sem palavras. Transtornado, o não mais seguro homem de antes tentou prosseguir a entrevista enquanto eu apenas alimentava os mesmos vagantes olhos e voz calada...

- Mas como assim a solidão? – perguntou ele apavorado como se fosse inadmissível tal resposta.

Mesmo enxergando muito nítida, refletida em seus olhos, a esperança de que minha resposta poderia mudar eu continuei. Prossegui porque estranhamente estava começando a saborear cada momento daquela entrevista desconcertante. Resolvi não prolongar meu silêncio e dar complemento a resposta mal aceita pelo homem a minha frente:

- ...Mesmo que remassem léguas em busca da minha ilha morreriam todas as minhas respostas na praia, mesmo que romanticamente atravessassem o atlântico em braçadas e mais braçadas minhas alternativas também morreriam na praia, porque a melhor companhia pra um coração cansado é a solidão e o tempo lerdo das ilhas vazias.

O repórter encerrou as perguntas e procurou outro entrevistado. Gravados em sua face estavam, agora, os mesmos vagantes olhos meus...

25 comentários:

Anônimo disse...

ola eu gostei muito de sua prossa espero que vc seja muito feliz porque vc merece e nao esquece que vc e uma estrela que brilha muito e nunca deixa de inradiar luz.
nao preciso nen dizer q admiro muito vc continue assim fazendo muita gente viajar em sua lindas palavras.
a so pra vc nao esquecer
(confie sempre em ti msm seja poema ou prossa)bjs adorei rsrs
PS:vc sabe quem e!!

Anônimo disse...

Achei esta prosa muito bonita.Espero que vc não tem sofrido por amor para ta com o coração cansado para levar a solidão para ilha.Seique as vezes queremos muito mais a solidão do que mil pessoas. Vc é um otimo poeta, é muito bom ler o q vc escreve. bjs Vick.

Unknown disse...

Bonita prosa. Gostei do jogo de palavras, deixou o texto mais expressivo. Sempre achei que você escrevia bem.^^ Além disso eu adoro esse estilo mais corrido de escrever, parece mais com um relato!^^ Ficou muito bom!

um abraço!
Cibele

Laryssa disse...

Rapaz...quando eu digo que sou sua fã....
é porque sou...
vc escreve muito bem e me orgulho de ser sua amiga.....
um beijo...
Laryssa Nunes

Vini de Oliveira disse...

Cibele?

Vini de Oliveira disse...

Cibele de onde?

Anônimo disse...

Creito - Bar do escritor
Vini, muito bem conduzindo, brother. me deu um frio na barriga, e isso é romântico, mano.

gostei bastante.
bom demais, isso. 'morrer na praia', já vivi tantas coisas, e acabei morrendo na praia. sempre que começo algo, começo com esse receio, mas persisto em tudo, é como se lutasse contra mim mesmo.
...

quero mais prosa sua, bele?

abraço!

Anônimo disse...

Mailton Rangel - Bar do escritor
Vini, meu caro, seu texto está "desconsertante" de bom, pode crer.

Surpreendente!

Anônimo disse...

JULENI ANDRADE - Bar do escritor
Destaco:

"- ...Mesmo que remassem léguas em busca da minha ilha morreriam todas as minhas respostas na praia, mesmo que romanticamente atravessassem o atlântico em braçadas e mais braçadas minhas alternativas também morreriam na praia, porque a melhor companhia pra um coração cansado é a solidão e o tempo lerdo das ilhas vazias. "

Anônimo disse...

carlos bruno - AME
que dor de cotovelo.

Anônimo disse...

Celso - Bar do escritor
Gostei do texto, Vini! Muitas vezes é só do que se precisa mesmo...

Anônimo disse...

Felipe
Bem depressivo..."a melhor companhia pra um coração cansado é a solidão e o tempo lerdo das ilhas vazias. "
versos tristes..

Anônimo disse...

Véio China Ψ - Bar do escritor
POis é, seo Vini....

Há horas que nem uma belezua Global ou uma rainha de bateria, 25 e rabo perfeito substituem a solidão.

Foi um desenrolar monótono, sem pressa, como se fosse uma jogada de xadrez.

Gostei das instrospecções do personagem solitário.

E ainda por cima achei bárbaro esse desfêcho:

- ...Mesmo que remassem léguas em busca da minha ilha morreriam todas as minhas respostas na praia, mesmo que romanticamente atravessassem o atlântico em braçadas e mais braçadas minhas alternativas também morreriam na praia, porque a melhor companhia pra um coração cansado é a solidão e o tempo lerdo das ilhas vazias.

O repórter encerrou as perguntas e procurou outro entrevistado. Gravados em sua face estavam, agora, os mesmos vagantes olhos meus...


Gostado de montão!

Anônimo disse...

Larissa Sales - AME
Lembra daqueles caderninhos cheio de perguntas
Que a gente, quando pivete, passava pelos amigos
E cada um respondia? O DISPARATE!
A frase que eu mais odiava era justamente essa:
"Quem você levaria para uma ilha deserta?"
E desde criança a gente vai se habituando
A achar que temos mesmo que ter alguém
Constantemente ao nosso lado.
Solidão muitas vezes nos faz bem, nos amadurece
(Embora eu saiba muito bem como tem sido
Sua "solidão" que de solitária não tem nada! kkkkk).
E senão nos amadurece, ao menos nos faz refletir,
Nos faz escrever bons poemas e uma prosa boa dessas
Que acabei de ler!
Parabéns, Vini! Beijos!

Obs: Aaaadorei o comentário do Bruno! rsrsrsrs

Anônimo disse...

˙·٠•♥♡ I'm here - Bar do Escritor
Eu gostei
"Dor de cotovelo."

Porque as pessoas sempre acham que podem adivinhar o que passa na cabeça do escritor?

Isso me irrita profundamente.
A sorte é que eu sou Zen.

Anônimo disse...

Cristhina - BAr do Escritor
Oi Vinni, eu gostei do argumento, mas o final ficou meio estranho pra mim, porque a pergunta era quem você levaria para a ilha deserta, e sua resposta pelo menos pra mim, ficou parecendo que só iria pra esta ilha por conta de algum desastre.. que teria que fazer esforços pra alcança-la... daí eu achei ruinzinho o final.

Se fosse pra mim..responderia que levaria quem quizesse ir comigo..sr
beijos Vinni.

Anônimo disse...

Olga - Bar do Escritor
eu não levaria ninguem porque já tenho que levar minhas lentes de contato pra enxergar, meus livros pra ler, me pc, meu violão, meus perfumes e desodorantes, roupas, mas e etc...já viu Barbie da terceira idade numa ilha deserta. Ôk=h loco! nempensar....e a chapinha!

Anônimo disse...

suzana - Bar do Escritor
interessante, sim, Vini...

Anônimo disse...

Creito - Bar do escritor

Ruim!

Vini de Oliveira disse...

Muito engraçadinha dona Larissa!!
Mas estar sozinho é mesmo algo necessário vez ou outra nos caminhos da vida!!!

Seu Creito, quando melhorar da gripe vc volte viu...
hahahahaha!

˙·٠•♥♡ I'm here, tanks!
Tentam adivinhar mesmo... e essa interpretação de dor de cotovelo foi errônea...hahaha!
Garanto que foi. Ainda bem que eu tbm sou zen!


Bruno, vc não tem visão!
hahahha!!! Vlw meu amigo!!!
Releia não viu?

Vini de Oliveira disse...

Não é isso Cris!!
Mas valeu pela leitura!

É isso aí Dona Olga!

Grato Su.


Justamente o final que a Cris não gostou!!!
Vlw sô Véi!!

Minha primeira prosa pro bar.

Anônimo disse...

Cristhina - Bar do Escritor
srsr... Eu gostei Vinni!
Digamos que eu fiquei com a mesma cara que seu entrevistador..porque a solidão afinal de contas..é ninguém, ou seja.. .uma resposta evaziva e muito boa.

Eu não saberia dizer como você disse.
tá muito bem escrito, mas é que eu achei que começa um texto absolutamente urbano, e na resposta final muda muito.
O trecho que o China destacou é lindo, mas continuo achando estranho dentro do texto, achei póetico demais neste texto.

beijo Vinni.. Ouça os mais experientes que eu! Bjus.

Anônimo disse...

Raimundo - Bar do Escritor
"a melhor companhia pra um coração cansado é a solidão e o tempo lerdo das ilhas vazias. "

Destaco esta frase para afirmar que és uma promessa para a literatura contemporânea.

Vini de Oliveira disse...

É isso aí Cris... você enxergou bem direitinho uma das possibilidades do texto... começa com algo urbano, palpável e termina interiorizado poético.
Por que não podemos algumas vezes na vida ficar sozinhos? A simples opção de ir pra uma ilha deserta sozinho incomoda mais do que deveria!
Sofremos de NORMOSE como vi em textos por aí. Queremos está sempre de acordo com os padrões "NORMAIS" estabelecidos sabe-se lá por quem. Se estamos gordinhos queremos ficar magros(anorexia), se estamos sem o cabelo da moda lá vai pintar, cortar, alisar numa tentativa inútil de ficar parecido com N, X ou 0 desculpe o trocadilho!
kkkkkkkkk

E se em fim estamos sem ninguém ao lado. Bate a depressão pq o normal é ter filhos, casar e ser "feliz"...
hahahhaa!!!
Falei nada com nada com coisa nenhuma!!

Ps: Não foi uma tentativa de explicar meu texto, mas é que adorei sua visão: COMEÇA urbano e termina poético. EURECA! é isso mesmo! É uma linda leitura...

Bjo CRIS! E vc é uma das pessoas que muito me ajuda aqui!

Anônimo disse...

Cristhina - Bar do Escritor
Obrigada Vinni..que bom que a gente se entende..gostei do trocadilho do Nx0..kkk
Mas vc. sabe que eu te amo né garoto?! isso que o vale, dou minha opinião e vc. usa ou não, aproveita o quer, pelo menos pra comparar com os grandes escritores da casa, minha opinião como leitora é que dava pra manter o mesmo tom urbano e dar a mesma resposta que é a chave do texto, para o leitor comum não ficar com com cara de entrevistador também ...srs Beijos Vinni. ( Não perderia em nada o contexto.)

2010 - Copyright © Contraditório mundo das palavras

Designed by Rafaell Soler