48

ILUSÓRIOS VERSOS MEUS.


Tatuado nestas mortas letras
estão sentimentos, sonhos, desejos
e de ilusória escrita do mundo impalpável
que sejam esses versos mais verdadeiros que minha vida.
espremem sorrisos, maquiam lágrimas...

Mas meus ilusórios versos não escondem nada!
Revelam-me menos em guarda... Despido...

E assim, de leviano, só o passar do tempo
um assassino nato, covarde, ligeiro
que durante toda a estação exige um ator.

Meus versos são mais verdadeiros
que qualquer atitude encenada
Talvez mais verdadeiros que eles

Apenas meus olhos, janelas da alma...

Ps: Resposta ao comentário feito no dia 10/09 na poesia INTENSA ALMA
REPOSTAGEM

48 comentários:

Anônimo disse...

amei so o q tenho a dizer agora meu poeta Ellem

Anônimo disse...

JULENI ANDRADE BDE
Copiei, ok?

Anônimo disse...

JULENI ANDRADE BDE
Colei:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=105527901&tid=5516284188006277437&na=4

Vini de Oliveira disse...

Lisonjeado pela cópia...
Esperando meus amigos
me darem aquelas dicas
tão preciosas de sempre!!!

Anônimo disse...

Lena Ferreira BDE
Fã!

Adorei a confiança, Poeta. Beijo.

Anônimo disse...

Véio China Ψ BDE
Dentro do contexto, me amarrei nisso:

E assim, de leviano, só o passar do tempo
um assassino nato, covarde, ligeiro
que durante toda a estação exige um ator.

Bom.

Anônimo disse...

Cristhina Rangel BDE
Oi Vini Saudade..

Achei muito bacana seu poema, beijos rapaz!

Vini de Oliveira disse...

Lena, Veio, Cris!!!

Grato pela leitura...
tbm tava com saudade cris...
bom revê-la!!

Lena...Fã? Fã sou eu, né?

Explica melhor Veio!

Anônimo disse...

Véio China Ψ BDE
Uai....

só que dentro do teu poema, essa estrofe me pareceu muito bem sacada.

A última linha então ....poderosíssima!

Bacana isso de sermos diversos atores em um só diretor.

nénao?

Anônimo disse...

Junim BDE
Bacana,mesmo.

Vini de Oliveira disse...

Me liguei...é que curto pra caramba tuas análises...
tu descasca a parada mesmo
até um limite legal!!! e ve coisas que muitas
vezes não vejo...
VLW véio!!!!

Pra mim tu é um dos feras das análises do BAR
aquele que só de provar sabe o que ta bebendo
e como, onde e quando foi produzido!!!!

Gracias véi!

Vini de Oliveira disse...

Vlw Junim...

Vini de Oliveira disse...

olga BDE
Talvez mais verdadeiros que eles
Apenas meus olhos, janelas da alma... """

Interesante: foi o que não gostei...talvez por causa do filme "Janelas da Alma"...no meu parco entendimento, desnecessário...ou mudá-lo.

Mas está bonito e pensado.

Fã.

Anônimo disse...

olga BDE
O certo é: AINDA BEM QUE ....LÊ....

SÓ NÃO GOSTEI DO FINAL, MAS ENTENDI.


Sabe que caixa alta é grito internético???


rsrs

Vini de Oliveira disse...

É isso aí olguita...
Vlw!!!

Mas é verdade
talvez mais verdadeiros que
meus versos são meus olhos
não consigo fazer aqule olhar
de cigano oblíquo e dissimulado...
Eles sempre me entregam antes de
meus versos...bons leitores de olhares
tem vantagens sobre mim...


Ps: ainda bem que nem todo mundo lê
os olhos!!!
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Os: Esqueci o caps ligado!!!

Vlw mestra Olguita!

Anônimo disse...

Raimundo BDE
"Meus ilusórios versos não escondem nada!
Revelam-me menos em guarda... Despido..."

Recebem a glória,os poetas que se revelam inteiros, através de suas obras.

Vini de Oliveira disse...

Vlw Raimundo...
É verdade... sou sempre mais humano
em meus versos... é quando escrevo que
consigo por inteiro ser mesmo eu...


BOM DIA PROS BEBUNS

Vini de Oliveira disse...

Cesar BDE
Gostei muito! Só mudaria o título... Tá meio "careta". Talvez "Versos Ilusórios" ou coisa parecida...

Vini de Oliveira disse...

Vou rever o título...
Isso tbm achei, mas nem dei tanta importância de início...
tava sem criatividade!!!

Vlw mesmo Grande César!

Anônimo disse...

Tim BDE
Maravila perfeita, garoto. De uma sensibilidade singular.

Gostado.

Anônimo disse...

Ruth BDE
Li e reli. Tá muito bacana, Vini!

Vini de Oliveira disse...

Vlw mesmo TIM...

Ruth... grato pela leitura e releitura...
Muito feliz pela presença de todos!

Anônimo disse...

PATY RAMOS BDE
gostado!

Vini de Oliveira disse...

Gracias Paty... BDE

Anônimo disse...

Tiago BDE
Oliveira Vini,

Os sentimentos, sonhos, desejos estão "tatuados" nestas mortas letras.

Então, o correto seria:


Tatuados nestas mortas letras
estão sentimentos, sonhos, desejos
e de ilusória escrita do mundo impalpável
que sejam esses versos mais verdadeiros que minha vida.
espremem sorrisos, maquiam lágrimas...


...


"espremem sorrisos, maquiam lágrimas..."


É "espremem sorrisos" do verbo espremer ou "exprimem sorrisos" do verbo exprimir?

Sei lá, achei um pouco estranho.


O poema foi adjetivado demais, para mim, há um certo exagero.

No mais, hipérbato não faz poesia. É um recurso que se bem usado é válido e enriquecedor, mas, se usado em demasia, pode causar entediamento ao leitor.

Comento dessa forma só quando acho necessário, e, nesse caso, achei, tendo visto qualidade e talento, não poderia deixar de contribuir de alguma forma para o aprimoramento da obra e do autor.

Espero que aceite os apontamentos acerca do escrito.

Abraço.

Vini de Oliveira disse...

Adorei a análise...
E é espremem mesmo
de espremer... apertar... encurralar
esconder no canto espremido por
trás de metáforas....

Vou rever os apontamentos
e essa adjetivação é uma marca minha
e sei que tenho que aprimorar
sempre apontam como exagero...
Tenho que treinar e encontra onde
está a pitada certa de adjetivos!!!
Tem outra coisa tbm: Minhas repetições,
nesse poema não tem muito, mas curto
frisar algumas coisas como se fossem ecos
de uma mesma idéia dentro do coração
isso tbm faço em excesso tenho que treinar
mais. Estou aprendendo muito aqui no bar...

VLW MESMO, muito grato!

Anônimo disse...

Tiago Oliveira BDE
Sobre repetições, eu, particularmente, adoro-as. É um recurso estilístico que, a partir do momento em que o autor o domina, enriquece muito o escrito. Serve quase sempre para dar ênfase, mas há outras maneiras de empregá-las. Porém, deve ser usado de modo consciente e moderado.

É isso. Foi muito bom ler o seu poema e trocar ideias a respeito.

Forte abraço, Vini.

Vini de Oliveira disse...

Pois é...estou em busca desse equilíbrio
com a ajuda desses ferinhas do bar!!!

ABRAÇO!

Anônimo disse...

Daniel Oliveira BDE
Músculo de minhoca
Cheio de inversões mal feitas, começando pelo titulo. É fraco fraco.

Anônimo disse...

Hadassa BDE
Magnífico!
O Zero se contaminou em outro tópico. Não tem nada de errado com as inversões.

Anônimo disse...

Creito BDE
Vini, amigo...eu não tive tempo para ler o tópico inteiro. claro, te deram pitacos. gostei muito do tom do poema, mas tem alguns versos que eu mudaria...vou te passar aqui, mas lembre, o poema é seu. e está muito bom!

Anônimo disse...

Creito BDE
ILUSÓRIOS VERSOS MEUS.
Tatuado nestas mortas letras
estão sentimentos, sonhos, desejos
e de ilusória escrita do mundo impalpável
que sejam esses versos mais verdadeiros que minha vida.
que espremam sorrisos, maqueiem lágrimas...

meus ilusórios versos não escondem nada!
revelam-me em menos guarda... Despido...

E assim, de leviano, só o passar do tempo
um assassino nato, covarde, ligeiro
que durante toda a estação exige um ator.

Meus versos são mais verdadeiros
que qualquer atitude encenada
Talvez mais verdadeiros que eles

Apenas meus olhos, janelas da alma...

Anônimo disse...

Creito BDE
compartilho do seu sentimento, velho.

Anônimo disse...

Tiago Oliveira BDE
Essas inversões são anástrofes, principalmente, o título, e, quando bem empregadas, tornam-se um recurso válido. O problema é quando as inversões tornam-se sínquises, ou seja, hipérbatos exagerados; é quando as frases começam a perder o sentido. Não é o caso deste poema. As inversões não chegam a ser sínquises, mas, realmente, as numerosas ocorrências incomodam.

Discordo sobre o Músculo de Minhoca, o rapaz tem talento e pode evoluir, é claro, se se dedicar e, sobretudo, se receber críticas construtivas.

Anônimo disse...

Celso BDE
Eu gostei do poema, Vini. Gosto dessa linha. Gostei demais também da análise do Tiago. É esse tipo de crítica que ajuda quem está começando! E é isso uma das finalidades desse bar, pelo menos para mim.

Vini de Oliveira disse...

Zero: Ser chato é um dom especial dele e eu até gosto
dá uma pitada de humor ao bar... mas já vi ele falando
algo produtivo...

Hadassa: Muito obrigado, mas tenho mesmo que encontrar um equilíbrio. Já está entranhado em meus poemas as repetições e inversões!!! Mas agradecido mesmo!

Creito: Pô meu velho, curto muito tuas releituras dos meus textos... prometo olhar com calma.

Tiago: Já falei meu velho... vc acaba de entrar na lista das pessoas que me ajudaram de verdade aqui no bar... Suma não!!! Espero um dia poder contribuir a altura.

Celso: Vlw pela leitura e vc ta coberto de razão. Apesar de postar vez ou outra texto antigo os novos estão um tiquinho melhor graças ao bar e aos bebuns que estão ajudando muito nessa minha pequena, mas significante evolução!

Cris: O orkut já me itediou mais em num tempo remoto que eu não conhecia o bar e as outras comunidades que seguem essa vertente cultural... Aqui é um dos lugares de maior brinde de novos escritores. Aqui tomo coquetéis culturais o tempo inteiro...

Anônimo disse...

Tiago Oliveira BDE
Muito bem, Vini, você é um excelente exemplo para esta comunidade. Parabéns!

Anônimo disse...

Tiago Oliveira BDE
Há alguns poemas meus boiando por aí. Se quiser, dê uma espiadinha. rs

Vini de Oliveira disse...

Certeza... vou olhar com mais calma depois!!!

Anônimo disse...

Axills BDE
Massa!!!

Tá esperando o que pra me passar a mp3? rssss

Anônimo disse...

Creito BDE
tem sinceridade em seus poemas. você tem talento. e ta no caminho certo. há muita gente por ai que parece mais uma cópia do que ele próprio; então continue.

Vini de Oliveira disse...

Já esta entregue...MP3

Anônimo disse...

Creito BDE
E assim, de leviano, só o passar do tempo
um assassino nato, covarde, ligeiro
que durante toda a estação exige um ator.

isso aqui tá muito fera.

me sinto assim: aniquilando sonhos sempre...

e pareço uma estátua, me frizando, assistindo-os morrer.

Vini de Oliveira disse...

O melhor é isso, sabia CREITO?
Causar nas pessoas (leitores)
esse tipo de sentimento... minha
intenção em escrever, se é que
tenho mesmo uma e se tenho se é que importa, é a de compartilhar o que sinto
de abrir um janelinha pra minha alma ou entao
de abrir estas brechas na alma de outras pessoas!!!
CAUSAR sensações...

Gosto mesmo é quando causo isso que causei em vc mesmo que muito ingenuamente ou muito sem querer. Se errei no estilo, na métrica, no ritmo... isso tem conserto o resto não!

Essa é minha forma de me expressas e liberar o caos da alma!!!
Vlw Amigo Creito!

Anônimo disse...

Marcos BDE
Gostei. Impalpável foi foda.

Vini de Oliveira disse...

Gracias Marcos!

Foda é?
hahah
vlw!

Anônimo disse...

Humberto BDE
gostei

Anônimo disse...

:) humberto

2010 - Copyright © Contraditório mundo das palavras

Designed by Rafaell Soler